Nov 4, 2006


“Pensa-se, comumente, que a tarefa de um político é administrar o país: pôr a casa em ordem, construir coisas novas, consertar coisas velhas, cuidar das finanças, da saúde, da segurança, da justiça, dos meios de comunicação, incluída, inclusive, a administração dos meios de escolarização existentes, coisa sob a responsabilidade do ministério da educação. Discordo. Existe uma diferença qualitativa entre aquilo que fazem os ministérios administrativos e aquilo que o ministério da educação deve fazer. A diferença entre eles é simples. Os ministérios administrativos cuidam do hardware do país. Eles lidam com a ‘musculatura’ nacional. O ministério da educação tem a seu cuidado o software do país. Ele cuida da ‘inteligência’ nacional. Seu objetivo é fazer o povo pensar. Porque um país – ao contrário do que me ensinaram na escola – não se faz com as coisas físicas que se encontram em seu território, mas com os pensamentos de seu povo”. (Rubem Alves)

Como não concordar com Rubem??? Pensar, ser crítico, ter autonomia, personalidade, fazer valer seus direitos (e deveveres), ser autêntico, verdadeiro, honesto...Ah, eu passaria o dia todo digitando palavras que represetam as caractarísticas que acredito ser imprescindíveis no ser humano.Cada dia mais tenho certeza de que estou no cainho certo: EDUCAÇÃO. Quero ser professora para poder somar com os meus aprendentes um pouco desta vontade de querer ver meu país melhor, de ver o ser humano ser mais humano. Pensar não é tudo, é necessário agir, porém não são todas as pessoas que vieram a este mundo com este propósito. Infelizmente muitas são acomodadas, passivas, fracas, sem iniciativa, sem coragem.
Obrigada Senhor, por eu existir e ser exatamente do jeito que sou...Sem tirar nem pôr...Sem falsas modéstias: EU ME AMO!!!

No comments: