“Um dia virá em que só se terá um único pensamento: a educação”
(Nietzsche, F. Fragmento Póstumo, 1875).
Certamente, existem muitos outros meios de um indivíduo encontrar-se a si mesmo, escapar ao atordoamento no qual se move habitualmente como se estivesse no interior de uma nuvem escura e de ser ele mesmo, mas não conheço outro melhor que o de se lembrar de seus mestres e educadores. (Nietzsche)
Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida, ninguém exceto tu, somente tu. Existem, por certo inúmeras veredas, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te do outro lado do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho, por onde só tu podes passar. Para onde leva? Não perguntes, segue-o. (Nietzsche, 1974, P. 89)
Hoje estava lendo fragmentos da obra de Netzsche... Refletindo sobre a educação, sobre os educadores. Será que é tão difícil entender que a educação é a base se tudo?? Fazer cada um pensar por si....APRENDER A PENSAR...a SER CRÍTICO, REFLEXIVO... Tá faltando vontade de aprender, vontade de ensinar, de trocar... Não podemos trancar a sete chaves o que aprendemos, afinal o verdadeiro conhecimento só é sábio quando dividido com os outros. O imortal Paulo Freire já dizia: "quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender". Ai...A cada dia eu tenho mais certeza do que sou, do que quero continuar sendo: EDUCADORA!!!!
No comments:
Post a Comment